Últimas Notícias do Fluminense

Jornalista argentino joga banana em torcedor do Palmeiras e é preso por racismo

Jornalista foi preso após ser flagrado

O futebol é um dos cenários mais combatentes na luta por respeito às diferenças. No entanto, um episódio triste ocorreu nesta quinta-feira (5), no segundo jogo da semifinal da Copa Libertadores da América, entre Palmeiras e Boca Juniors. Na ocasião, o duelo acabou com a classificação dos argentinos, mas o que chamou a atenção foi atitude de jornalista ao arremessar banana em torcedor do Verdão.

Após o apito final, a torcida do Palmeiras ficou decepcionada com a postura adotada pelo técnico Abel Ferreira. Após a eliminação na maior competição continental, os palmeirenses permaneceram por um tempo nas arquibancadas. Por outro lado, com os ânimos à flor da pele e mostrando a intolerância argentina, um jornalista arremessou banana em direção a torcedor palestrino.

Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o torcedor do Palmeiras indiganado com a situação racista. No entanto, nas imagens capitadas, dá para ver ainda o jornalista sendo escoltado à delegacia por políciais militares. Enraizando o preconceito, os adeptos do Verdão ainda informaram que ouviram insultos como “macaco”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Palmeiras não é a única vítima: Relembre alguns casos

Infelzimente os casos de racismo em competições organizadas pela Conmebol são recorrentes. A entidade costuma fechar os olhos e a prática irresponsável permanece ultrapassando todas as barreiras humanitárias. Sobretudo, até junho de 2023, a Sul-Americana e a Libertadores haviam registrado nove casos de racismo.

Ainda na fase de grupos da Libertadores, entre Atlético-MG e Libertard, do Paraguai, o goleiro Éverson foi alvo de insultos. Na ocasião, o arqueiro alvinegro foi chamado de “macaco” por alguns torcedores paraguaios, no estádio Defensores del Chaco. Também na fase de grupos, torcedores do River Plate imitaram macacos para torcedores do Fluminense. Confira abaixo algumas partidas que acabaram com o preconceito se destacando.

  • Nacional x Internacional – Libertadores
  • Audax Italiano x Santos – Sul-Americana
  • Racing x Flamengo – Libertadores
  • Carabobo x Atlético-MG – Libertadores

Iara Alencar

Sou apaixonada por esportes, principalmente pelo futebol. Trabalho há cinco anos como redatora esportiva e publico matérias sobre as principais ligas da modalidade. Adoro escrever e estar por dentro de tudo que envolva o mundo da bola.
Botão Voltar ao topo