DestaquesHistória do FluminenseJogos e Partidas do FluminenseÚltimas Notícias do Fluminense

Reviravolta: Fluminense é campeão mundial 

O Fluminense, em dezembro, após a finalização do Campeonato Brasileiro, foi à Arábia Saudita para a disputa do último Mundial de Clubes no formato atual. Na competição em questão, o Tricolor Carioca venceu nas semifinais o egípcio Al Ahly por 2×0, enquanto do outro lado da chave o Manchester City venceu o Urawa Red Diamonds por 3×0.

Na grande final, o Fluminense acabou superado pelo time inglês comandado por Pep Guardiola e perdeu por 4×0. Mesmo com o alto placar, o Flu surpreendeu na competição, chamando a atenção até do técnico do time inglês. No entanto, mesmo não conquistando o torneio em 2023, o Tricolor já ganhou um Mundial em 1952.

Na ocasião, era disputada a segunda edição da Copa Rio, uma vez que em 1951 o Palmeiras havia sido o campeão. Para 1952, o formato se mantinha o mesmo, com dois grupos de quatro equipes e os dois melhores avançando para as semifinais. De brasileiros, tinham apenas o Fluminense e o Corinthians, que posteriormente decidiram a grande final.

Fluminense foi campeão Mundial

No seu grupo, o Tricolor passou sem muitas dificuldades, vencendo duas partidas (3×0 contra o Penarol do Uruguai e 1×0 contra o Grasshopper da Suíça) e empatando uma partida (0x0 contra o Sporting de Portugal). Avançando assim para as semifinais, o Fluminense ficou em primeiro lugar, seguido pelo Penarol em segundo. Na outra chave, Corinthians em primeiro e Austria Viena da Áustria em segundo se classificaram.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Nas semifinais, o Flu despachou a equipe da Áustria sem muitas dificuldades, vencendo o primeiro jogo por 1×0 e o segundo por 5×2. Do outro lado, o Corinthians venceu o Penarol por 2×1 no primeiro jogo e ganhou por W.O no segundo, fazendo assim uma final brasileira em dois jogos.

No primeiro jogo com 38 mil pessoas, o Flu venceu por 2×0. No segundo, um empate em 2×2, com mais de 50 mil pessoas, decretou o título mundial do Fluminense em 1952. Apesar de não ser chancelado pela FIFA, que refutou o mesmo pedido do Palmeiras, campeão em 1951, os torcedores se consideram campeões mundiais. Fluminense e Palmeiras até mesmo trocaram faixas do torneio que aconteceu somente em 1951 e 1952.

No entanto, apesar de não ser considerado Mundial pela FIFA, o Alviverde e o Tricolor sempre entram em contato com a entidade mundial para buscar o chancelamento. Ambas as equipes estarão presentes no Super Mundial em 2025, com 32 equipes, tendo mais uma oportunidade de tentar levar o torneio para casa.

Leonardo Simões

Trabalhar com futebol é algo que hoje é minha maior realização, por mais que em outras áreas eu tenha uma boa qualidade é no futebol que eu me identifiquei.Também sou apaixonado por basquete e sempre tento acompanhar todas as ligas, sendo bem antenado a acompanhar diversos esportes além do futebol.Antes de trabalhar com futebol fiz diversos trabalhos, sendo de atendente em shopping até vendedor em televendas, e principalmente após começar a faculdade de jornalismo decide rumar para a área esportiva.
Botão Voltar ao topo