Últimas Notícias do Fluminense

O dia que o Fluminense tirou título mundial do Corinthians

O Fluminense é mais um clube do nosso futebol que foi campeão mundial e de forma invicta, no ano de 1952. Isso aconteceu ao conquistar a segunda edição da Copa Rio, competição realizada no Maracanã, mais precisamente no Rio de Janeiro.

Na final, o Fluminense enfrentou o Corinthians e, após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, com gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho, e abrir vantagem na grande final, o clube acabou levando a taça, no dia 2 de agosto daquele ano.

No segundo jogo, Didi e Marinho marcaram os gols que garantiram o título ao Fluminense, no final, o placar ficou no 2-2 e como havia vencido o jogo de ida, o tricolor das laranjeiras se sagrou campeão mundial, garantindo mais um grande título ao futebol brasileiro. Além do título, o Fluminense também recebeu as taças Ramos Pinto, Cinquentenário e Milone.

O Fluminense campeão mundial em 1952

A equipe do Fluminense era comandada pelo técnico Zezé Moreira e contava com grandes jogadores em seu elenco. Como o eterno ídolo Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê Santana e Orlando Pingo de Ouro. Ao longo da campanha, o Time de Guerreiros venceu o Peñarol-URU, base da seleção uruguaia que dois anos antes, se tornou campeã mundial, batendo o Brasil no mesmo Maracanã.

Outras equipes estrangeiras também participaram da competição, elevando o nível do torneio, como Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Essas equipes se credenciaram ao campeonato, por serem campeãs ou vice-campeãs de seus países no ano anterior.

A Copa Rio foi chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da FIFA na época, e teve a Prefeitura do Rio como principal apoiadora econômica. A competição deixou grandes legados, como o surgimento da Champions League, em 1955, que hoje é considerado o maior torneio de clubes do mundo.

Além da criação do Campeonato Mundial de Clubes, em 2000. A cobertura da imprensa esportiva europeia também foi ampla durante o torneio, mostrando a magnitude da conquista do tricolor.

Leandro Corleone

Graduando em Jornalismo, apaixonado por esportes e sempre em busca da notícia.
Botão Voltar ao topo