Mano Menezes revela que pode falecer a qualquer momento no Fluminense
Em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense triunfou sob o São Paulo, no Maracanã, por 2 a 0. Embora tenha sacramentado três pontos importantes para a continuidade da competição, Mano Menezes ligou o sinal de alerta dos torcedores tricolores. Em entrevista coletiva, o treinador revelou que a pressão sofrida pode comprometer a sua saúde a qualquer momento se não tiver cuidado.
Reencontrando o futebol de ponta apresentado pelo plantel do Fluminense em 2023, Mano Menezes voltou a levar o clube ao caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. No entanto, utilizou parte da coletiva de imprensa para criticar a pressão sem precedentes que os técnicos recebem. Para o comandante tricolor, é necessário priorizar a saúde no tempo livre para que nenhuma fatalidade ocorra como consequência da pressão externa vinda dos torcedores e imprensa.
“A pressão sobre o cargo é tão desproporcional, tão cruel que, se a gente não se cuidar, morre cedo. Ou tem alguma coisa que te deixa com sequelas para a vida toda. Eu tento treinar um pouco, pelo menos para não entupir as veias. Você sabe que o batimento na beirada do campo vai lá em cima com muita facilidade. Eu consigo manter uma condição de sono, que é fundamental. E já não preciso beber tanto para relaxar. Vinho, né?”, explicou o treinador.
A fala de Mano ganhou maior notoriedade após Tite, Flamengo, precisar ser internado ao fim da realização das oitavas de final da Conmebol Libertadores. O treinador rival preocupou a todos depois que os médicos detectaram uma alteração significativa em seus batimentos cardíacos. Felizmente, o ex-comandante da Seleção Brasileira conseguiu se recuperar e retornar às funções junto ao clube da Gávea.
Mano Menezes e o descanso merecido
Com os jogos da Seleção Brasileira agendados para o início de setembro, os clubes brasileiros terão uma pausa significativa no calendário. O Fluminense volta a campo apenas no dia 15 de setembro, contra o Juventude, na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para Mano Menezes, o descanso será crucial em relação ao recondicionamento de seus atletas, principalmente aqueles lesionados.
“Só posso ver com bons olhos a parada. Oportuniza que a gente continue melhorando. Temos que aproveitar o momento que é bom e cada vez mais oferecer uma equipe equilibrada em todos os momentos do jogo”, pontuou o treinador tricolor.