Últimas Notícias do FluminenseJogos e Partidas do Fluminense

Fluminense pode se tornar o último brasileiro campeão mundial

Mudança de formato entrará em vigor a partir de 2025

O Mundial de Clubes de 2023 pode ser o último faturado por um clube brasileiro. O fato e questão é levantado após a FIFA decidir alterar o formato tradicional da competição. A partir de 2025, o torneio passará a ter 32 equipes, sendo 12 clubes oriundos da Europa. Nesse ínterim, o número de brasileiros também aumentará, mas a quantidade de jogos fará o título ficar mais distante.

Para se ter noção da hegemonia dos clubes do Velho Continente, nos últimos dez anos de disputa do Mundial de Clubes, dez times da Europa venceram de forma consecutiva a taça. Se no formato atual as disparidades de elenco são notórias, aumentando o número de europeus só irá escancarar mais ainda as dificuldades a serem enfrentaram pelos brasileiros.

Outra questão favorável ao Fluminense na edição atual, é que a partir de 2025 o Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos. Mostrando uma certa indignação com os desníveis entre os times que participaram a competição nos últimos anos, o jornalista Carlos Eduardo Mansur, do GE, falou sobre as chances do Fluminense dar a volta por cima. Confira um trecho abaixo da publicação de seu blog:

Se a final com o Manchester City ocorrer, o Fluminense tem mais do que talento para sonhar. Tem um jeito de jogar peculiar, pode propor questões que os europeus não estão habituados a lidar. O City deste dezembro não tem sido o time irresistível, dono do jogo sublime que levantou a tríplice coroa europeia em maio passado. O favoritismo estará do outro lado do Atlântico, mas a diferença, hoje, parece um pouco menor do que já foi. O direito de sonhar, por ora, a disparidade econômica ainda não nos roubou.”

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Fluminense o último brasileiro campeão?

Por ter sido campeão da Libertadores da América, o Fluminense carimbou sua passagem direta à semifinal do Mundial de Clubes. Sobretudo, sem conhecer seu adversário ainda, o Tricolor das Laranjeiras faz sua estreia na competição no dia 18 de dezembro. No mais, o oponente dos brasileiros sairá de Al-Ahly, Al-Ittihad ou Auckland City.

O maior campeão brasileiro do Mundial é o São Paulo, que ergueu a taça nos anos de 1992, 1993 e 2005. Todavia, o último clube do Brasil a ser coroado campeão foi o Corinthians, em 2012. Em resumo, os paulistas derrotaram o Al-Ahly, do Egito, na semifinal, e despacharam o Chelsea na final. Na decisão, o Timão venceu os ingleses por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.

Iara Alencar

Sou apaixonada por esportes, principalmente pelo futebol. Trabalho há cinco anos como redatora esportiva e publico matérias sobre as principais ligas da modalidade. Adoro escrever e estar por dentro de tudo que envolva o mundo da bola.
Botão Voltar ao topo