Últimas Notícias do Fluminense

Fluminense foi campeão de “mundialito” na Espanha

O Fluminense Football Club, um dos maiores times do Brasil, foi o grande campeão do Troféu Teresa Herrera em 1977 ao derrotar o Dukla Praga na final. A competição, sediada na Espanha, contou com a participação de importantes clubes internacionais e consagrou a equipe carioca como um dos melhores times do mundo na época.

Antes de chegar à final, o Fluminense enfrentou o Feyenoord, da Holanda, em uma partida emocionante. Com a vitória por 2 a 0, graças aos gols de Doval, o time carioca garantiu sua vaga na final contra o Dukla Praga. O adversário, por sua vez, havia vencido o poderoso Real Madrid nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

A grande final do Troféu Teresa Herrera ocorreu no dia 7 de agosto de 1977, no Estádio Riazor, em La Coruña. Cerca de 40 mil espectadores compareceram para assistir a um verdadeiro show de futebol. O Fluminense dominou a partida desde o início e abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com um belo gol de Luís Carlos, após passe de Pintinho.

No segundo tempo, o Fluminense continuou demonstrando sua superioridade e ampliou o placar com gols de Doval e Zezé. O Dukla Praga ainda marcou um gol de pênalti, mas Marinho Chagas, logo em seguida, também converteu uma penalidade e fechou o placar em 4 a 1.

Reconhecimento internacional

A imprensa espanhola exaltou a conquista tricolor, dando destaque aos talentos de Rivellino e seus companheiros de equipe. O título do Troféu Teresa Herrera representou uma grande conquista para o Fluminense, que solidificou seu prestígio no cenário internacional.

A competição, realizada anualmente, atrai os maiores clubes do mundo e premia o vencedor com uma réplica em miniatura da Torre de Hércules, principal monumento histórico de La Coruña. O troféu pesa cerca de 30 kg e tem 1,20 m de altura, sendo confeccionado pelos joalheiros Malde y Arbonez.

Hoje, 45 anos após a conquista histórica, os tricolores ainda se orgulham deste feito e relembram com carinho aqueles dias em que o Fluminense foi o centro das atenções no mundo do futebol.

Rodrigo Simões

Apaixonado por futebol internacional e alternativo, assim como por lutas (MMA, sobretudo). A melhor coisa do mundo é desfrutar de um estádio em dia de jogo e de um bom show de rock n' roll.
Botão Voltar ao topo