Últimas Notícias do Fluminense

FIFA enche a bola de Diniz antes da estreia do Fluminense no Mundial

Dinizismo é evidêncial mundial

Um dos principais técnicos do futebol brasileiro vem sendo Fernando Diniz. Com seu estilo de jogo dinâmico, o comandante faturou o Campeonato Carioca e a Libertadores da América 2023. Com passagem carimbada na semifinal do Mundial de Clubes, o treinador do Fluminense ganhou uma matéria exclusiva da FIFA.

Com o título de “Três pontos para entender o fascinante Fluminense de Fernando Diniz”, a publicação da FIFA contou um pouco sobre o estilo de jogo adotado por Fernando Diniz. De modo geral, o técnico brasileiro Gustavo Leal, do Atlético de San Luis, do México, pontuou algumas visões táticas para desdobrar as facetas do Dinizismo.

Confira trechos da entrevista:

“O Diniz é, sim, diferente taticamente. Ele pensa diferente, mas, para mim, o que mais diferencia o Diniz é o que ele consegue extrair dos jogadores dele. A gente tem muitos jogadores que chegam à mão dele, independentemente da idade, e vivem o melhor momento da sua carreira. É impressionante o que o Samuel Xavier joga com ele, o que o Nonato e o Luciano jogaram ele. Enfim, estou falando de três jogadores aqui, mas a gente pode falar vários outros. Então acho que a confiança que ele passa sabe o que ele consegue extrair dos caras, com correção e exigência, pra mim, dentro de qualquer ideia de jogo que ele tivesse, já ia ser um grande trabalho.

Então, para mim, o ponto de partida eu já gostaria de colocar assim, porque às vezes as pessoas falam muito só da ideia de jogo, do estilo de jogo, mas não fala da condução das pessoas, do manejo. E aí vem um Marcelo, do Real Madrid, que já passou por diversos treinadores e enaltece o trabalho do cara. E para mim, isso é mais do que o cara ser brilhante dentro da ideia de jogo dele, mas é o cara ser brilhante dentro de grupo da maneira como ele gere as pessoas

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Fernando Diniz em evidência no Fluminense

Com um estilo de jogo mais dinâmico e sem prender muito a bola nos pés, o Fluminense foi montado por Diniz para executar o melhor dentro das quatro linhas. O plantel não somente entregou a alma em campo, como faturou os títulos do Campeonato Brasileiro e Libertadores da América em 2023. Confira abaixo como foram os últimos 15 jogos do tricolor em termos de posse de bola.

Apesar do Dinizismo ser operado com maestria, nem sempre a maior posse de bola trouxe os três pontos em favor do Fluminense. De modo geral, nos últimos 15 jogos analisados, o Tricolor das Laranjeiras contabilizou cinco derrotas (Botafogo, Bragantino, Bahia, Atlético-MG e Grêmio), três empates (Flamengo, Internacional e Corinthians) e sete vitórias.

Iara Alencar

Sou apaixonada por esportes, principalmente pelo futebol. Trabalho há cinco anos como redatora esportiva e publico matérias sobre as principais ligas da modalidade. Adoro escrever e estar por dentro de tudo que envolva o mundo da bola.
Botão Voltar ao topo