Últimas Notícias do Fluminense

FERJ não aguenta ver o Fluminense na liderança do Cariocão e toma medida drástica

Nesta segunda-feira, 29, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou que a partir da 6ª rodada do Cariocão, todos os jogos envolvendo os quatro times grandes contra equipes menores contarão com a assistência do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo).

Essa mudança radical na arbitragem do torneio vem na esteira de controvérsias recentes, particularmente durante a partida entre Bangu e Vasco. Atualmente, o Fluminense é o líder da competição, e poderá se beneficiar da decisão drástica tomada pela federação.

Entenda o ocorrido no Cariocão

O árbitro Tarcízio Pinheiro Caetano, que comandou o jogo mencionado, foi um ponto focal das críticas após tomar várias decisões controversas, incluindo a expulsão prematura de Jair, jogador do Vasco. Em reunião com membros da diretoria do Vasco SAF, o departamento de arbitragem da Ferj concordou que além dos erros apontados pelo clube, houve outras falhas significativas na condução da partida.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como consequência, Tarcízio Pinheiro Caetano foi submetido a um processo de reciclagem, conhecido como “Processo de formação de continuidade”. Este programa visa melhorar e atualizar as habilidades dos árbitros, garantindo maior precisão e justiça nos jogos.

Regra muda o uso do VAR

Anteriormente, o uso do VAR estava restrito apenas aos clássicos e jogos mata-mata do campeonato estadual. No entanto, a nova resolução da Ferj estende a tecnologia para todos os confrontos entre os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo – e as equipes de menor expressão.

A iniciativa, ainda que focada apenas nos quatro principais clubes do Rio, é vista como um esforço para modernizar a gestão do esporte no estado e vem em resposta direta às exigências dos clubes e dos fãs por maior precisão nas decisões arbitrais.

Alvaro Cunha

Completamente apaixonado por esportes, videogames e cinema. Acompanha diversas competições de futebol, futebol americano, corridas, golfe e outros esportes.
Botão Voltar ao topo