Últimas Notícias do Fluminense

FERJ dá ajudinha para Botafogo ou Vasco vencer o Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou uma alteração nas regras relacionadas ao número de jogadores estrangeiros permitidos nas equipes participantes do Campeonato Carioca de 2024.

O regulamento inicialmente estabelecia um limite de cinco estrangeiros relacionados por equipe para uma partida, porém, após consultas e acordo entre os clubes envolvidos na competição, o limite foi aumentado para sete, alinhando-se com as regras do Campeonato Brasileiro.

FERJ muda regras do Cariocão

Essa mudança significa que, mesmo tendo sido decidida por todos os clubes, Vasco e Botafogo acabam saindo beneficiados, já que o primeiro tem sete atletas internacionais, e o alvinegro tem dez. Já o Flamengo tem cinco, enquanto o Flu tem apenas três.

O aumento do limite para sete estrangeiros pode ter um impacto significativo nas equipes que contam com jogadores de outras nacionalidades em seus elencos. Isso pode permitir que os clubes aproveitem ao máximo o talento estrangeiro em seus times e diversifiquem ainda mais suas opções táticas.

Em resumo, a FERJ ajustou as regras do Campeonato Carioca para permitir que cada equipe relacione até sete jogadores estrangeiros em suas partidas, em vez dos cinco inicialmente estipulados. Essa mudança visa acomodar as necessidades e características das equipes participantes da competição.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Marcelo Carlos Nascimento Vianna, Vice-Presidente de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Estatuto e no Regulamento Geral de Competições, Considerando que o artigo 47 do Estatuto da FERJ é claro ao indicar a competência exclusiva da Presidência da FERJ para aprovar o Regulamento Geral das Competições;

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Considerando que o artigo 18, II do RGC é claro ao descrever a competência do DCO da FERJ para promover adaptações ao regulamento, sempre que necessário;

Considerando que os artigos 123 e 148 do RGC autorizam a expedição de instruções complementares que se fizerem necessárias à boa e fiel execução do próprio RGC, com vistas ao desenvolvimento das competições;

Considerando que após consulta aos representantes dos clubes envolvidos na disputa do Campeonato Carioca de 2024 estes concordaram com a possibilidade de elevar de 5 (cinco) para 7(sete) o número de atletas estrangeiros que poderão integrar a relação de jogo de cada partida da competição

RESOLVE: ADAPTAR as disposições do artigo 53 do RGC para indicar que, especificamente em relação ao Campeonato Estadual da Série A de Profissionais de 2024 (Campeonato Carioca), não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida somente 7 (sete) atletas poderão ser incluídos na relação de jogo, excepcionados os registrados como refugiados que se equiparam aos atletas nacionais. Ficam mantidas as demais disposições do RGC para o caso de descumprimento da diretriz introduzida.

Esta resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2024.

Alvaro Cunha

Completamente apaixonado por esportes, videogames e cinema. Acompanha diversas competições de futebol, futebol americano, corridas, golfe e outros esportes.
Botão Voltar ao topo