Últimas Notícias do Fluminense

Entidade importante confirma título mundial do Fluminense

O título mundial do Fluminense em 1952 ainda causa muita controvérsia na torcida. Reivindicado pela diretoria tricolor desde 2012, por meio de um detalhado dossiê apresentado para a FIFA e a Conmebol. O título foi reconhecido pela Panini, empresa responsável pelos álbuns da Copa do Mundo e do Brasileirão.

Na edição deste ano, além do tricolor das Laranjeiras, o Palmeiras também é considerado campeão mundial da Copa Rio anterior, ocorrida em 1951.

A Copa Rio de 52

O torneio, que reuniu campeões e vice-campeões estrangeiros de 1950, foi realizado no Rio de Janeiro e teve ampla cobertura da imprensa europeia. Entre os participantes, estavam Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Os finalistas Fluminense e Corinthians, por sua vez, haviam conquistado os campeonatos carioca e paulista de 1951.

A conquista tricolor

O Fluminense conquistou o título mundial invicto em 1952, ao triunfar na segunda edição da Copa Rio. Na decisão, o Fluminense venceu o Corinthians nos dois jogos ocorridos no Maracanã.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Após a vitória por 2 a 0 no confronto de ida, com gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho, o Tricolor conquistou o título no dia 2 de agosto. Didi e Marinho também fizeram gols no empate em 2 a 2 com o adversário, resultado que garantiu ao clube uma importante taça no ano de seu cinquentenário. Pelo triunfo, a agremiação ainda recebeu as taças Ramos Pinto e Cinquentenário e Milone.

O Fluminense, comandado pelo treinador Zezé Moreira, tinha uma equipe formada por grandes craques como Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê Santana e Orlando Pingo de Ouro. O tricolor das Laranjeiras derrotou equipes de grande renome ao longo da campanha, incluindo o Peñarol, base da seleção uruguaia campeã mundial em 1950.

Alvaro Cunha

Completamente apaixonado por esportes, videogames e cinema. Acompanha diversas competições de futebol, futebol americano, corridas, golfe e outros esportes.
Botão Voltar ao topo