Últimas Notícias do Fluminense

Atlético-MG vai pagar multa ao Fluminense após gritos homofóbicos da torcida? Foi confirmado!

No último sábado (24), o Atlético-MG recebeu o Fluminense no estádio Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por atuar em casa, ao lado de seus torcedores, a expectativa era que o Galo pudesse promover perigo ao clube carioca, que lutava para sair da zona de rebaixamento. No entanto, com destaque importante, o Tricolor venceu por 2 a 0.

No entanto, mesmo com três importantes pontos, o saldo sobre a partida ainda deixou marcas negativas. Durante o confronto, parte da torcida do Atlético-MG promoveu gritos homofóbicos que tentavam atingir o goleiro Fábio. No momento em que o profissional ia cobrar os tiros de meta, era possível ouvir um coro com a palavra “bicha”, algo que foi muito comum em um passado do futebol.

No entanto, na atualidade, isso não pode mais acontecer. Gabriel Coccetrone na coluna “Lei em Campo” no site Uol, explicou o assunto: “Sim, o Atlético-MG pode ser punido. A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pode denunciar o clube por infração ao disposto no artigo 243-G, § 2º, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil à agremiação.

Atlético-MG pode lidar com problema junto à CBF

É importante ressaltar que a justificativa é justamente por ato discriminatório, situação completamente desagradável, e que já não cabe no esporte: “Os torcedores porventura identificados ficarão proibidos de frequentar o estádio por, no mínimo, 720 dias”, iniciou. Agora, a CBF considera os atos discriminatórios como de elevada gravidade em seu RGC. O Atlético-MG deve encaminhar o pagamento à CBF.

“Tal fato também poderia atrair a aplicação do § 3º do mesmo artigo do CBJD, o qual permitiria a aplicação das penas de perda de pontos, perda do mando de campo e de exclusão de campeonato, em casos mais extremos”, avalia o advogado Carlos Henrique Ramos, especialista em direito desportivo. A punição pode ser mais um alerta para outras equipes do futebol nacional.

Isadora Reis

Estudante de jornalismo, torcedora assídua do futebol nacional e apaixonada por escrever sobre esportes.
Botão Voltar ao topo