Últimas Notícias do Fluminense

River Plate investiga e vai ajudar o Fluminense em caso de racismo

No mundo do futebol, é normal que o clima fique quente, as emoções fiquem à flor da pele e os ânimos se agitem. Contudo, há limites que não deveriam ser cruzados, e o River Plate está tomando uma atitude acerca disso. Recentemente, o clube tomou medidas contra atos desrespeito e xenofobia por parte de dois de seus torcedores em uma partida contra o Fluminense.

O comportamento inaceitável foi registrado durante a quinta rodada da Copa Libertadores, no Estádio Monumental de Núñez. Torcedores do River Plate foram pegos em vídeo em gestos racistas contra torcedores do Fluminense, e essas imagens circularam amplamente nas plataformas de mídia social.

O River Plate, mediante o ocorrido, divulgou em seu site oficial que tais atos xenófobos não serão tolerados. A declaração afirma que os culpados foram identificados e que serão punidos com a “máxima severidade”. Entretanto, até agora, o clube não especificou quais seriam essas sanções.

Qual foi a reação da Conmebol?

Não foi apenas o River Plate que tomou uma posição firme contra a xenofobia. A Conmebol já havia punido o clube com uma multa de 100.000 dólares (equivalente a R$ 485.000) devido aos atos racistas de parte da torcida no jogo contra o Fluminense.

Além disso, um setor do estádio foi fechado. A entidade também exigiu que o clube cobrisse o setor fechado com faixas da campanha da entidade contra o racismo. Ainda não está claro como as ações de uma minoria de torcedores poderão afetar o clube no geral.

Porém, a Conmebol advertiu que o clube pode enfrentar jogos sem público no caso de reincidência. Certamente, a imagem do clube está em jogo, e é esperado que eles façam o possível para erradicar qualquer traço de racismo e xenofobia de sua torcida.

Rodrigo Simões

Apaixonado por futebol internacional e alternativo, assim como por lutas (MMA, sobretudo). A melhor coisa do mundo é desfrutar de um estádio em dia de jogo e de um bom show de rock n' roll.
Botão Voltar ao topo